A arte da costura é praticada há séculos, sendo uma das profissões mais antigas do mundo. No início da história, as costureiras conseguiam confeccionar suas peças por meio de ossos de chifres de animais que eram transformados em agulhas, isso há mais de 30 mil anos atrás.

 

Também há registros de que as pessoas aprenderam a trançar fios feitos de animais há mais de 5 mil anos. Nesta época a humanidade já tinha noção da importância da vestimenta, como proteção contra animais, insetos e o frio.

 

Já o surgimento das agulhas em ferro só aconteceu no século XIV. Algum tempo depois a tecelagem também apareceu para facilitar a rotina de quem costurava.

 

O início

Apesar da costura já existir há tantos milênios, foi em 1755 que se deu início a costura mecânica. A primeira patente aconteceu na Alemanha, pelo então Charles 

 Em 1790, Thomas Saint criou a primeira máquina para costurar couro. Uma curiosidade: na patente da máquina, a descrição relata que ela é um furador que faz um furo no couro por meio de uma agulha.

Já em 1830 o alfaiate francês Barthelemy Thimonnier consegue criar a primeira máquina de costura funcional. Ele conseguiu inovar na época, isso por consequência de suas observações com a forma de trabalho das costureiras que utilizavam técnicas com rapidez em pontos realizados em cadeia. O maquinário em um minuto dava cerca de 200 pontos, já na forma manual as costureiras, mesmo com suas mãos habilidosas,conseguiam apenas 30.

O impacto da mudança

Apesar das invenções revolucionárias, na época em que as primeiras máquinas surgiram, diversos artesãos sentiram o impacto em suas vendas com a nova tecnologia. Isso resultou em uma revolta no ano de 1841. Diversos profissionais que costuravam ainda de forma manual destruíram máquinas de alfaiates e oficinas, já que muitas clientes estavam migrando para oficinas que produziam peças feitas com mais tecnologia. 

Mesmo com a revolta, a tecnologia não parou de evoluir, com isso em 1851 a primeira máquina de costura com pedal foi criada nos Estados Unidos, pelo invencionista, Isaac Singer. Com o sucesso da máquina, o inventor abriu sua empresa chamada Singer, que na época ganhou visibilidade mundial para funcionalidade e tecnologia.

Em 1910 o processo de fabricação em massa já começava a ganhar mercado. O sucesso das máquinas elétricas de costura dominaram o segmento e até hoje são uma referência para os novos fabricantes.

Os dias atuais

Com o avanço da história e o aprimoramento das marcas, hoje máquinas de costura são capazes de fazer até mais do que 1500 pontos por minuto. Além disso, qualquer dona de casa que deseja empreender poder adquirir a sua e fabricar suas próprias peças com a sofisticação e modernidade desejadas.

Hoje em dia, qualquer um pode fazer a barra da calça, diminuir peças de tamanho e customizar roupas de forma personalizada. Basta ter uma máquina de costura e saber manuseá-la

Atualmente há cursos que visam ensinar aqueles que desejam investir em uma máquina de costura, mas ainda não sabem qual adquirir e como manusear. Na Rabelo além de cursos completos você também encontra os melhores modelos de máquinas de costura do mercado atual.

 As máquinas de costura ganharam de vez o mercado e hoje auxiliam a moda como uma peça chave para o crescimento econômico, além de valorizar e ajudar a criar peças para o mundo da moda.

 

Ligação com a moda

Você já deve ter ouvido falar em marcas como Chanel, Maison ou Dior. Saiba que sem a costura feita de forma simples e conhecida por muitas donas de casa, essas marcas jamais teriam existido.

A moda evolui conforme o desenvolvimento da costura. Não por acaso as grandes marcas são conhecidas como alta costura e corte. Já que mesmo com a alta tecnologia, muitas fabricantes famosas confeccionam suas peças como antigamente, assim preservando a forma artesanal de costura. Isso quer dizer que a maioria das peças ainda são bordadas e costuradas a mão, com peças feitas sob medida.

Como a costura faz parte da história atual?

Em 1939, período da Segunda Guerra Mundial, diversos estabelecimentos na região de Paris, possuíam nomes como Elsa Schiaparelli, Chanel e Balenciaga. Devido a ocupação pelas tropas durante a guerra, diversas lojas fecharam e consequentemente o comércio da alta costura quase sumiu em todo mundo.

A Alemanha planejava na época, a mudança de Paris, como referência de moda no mundo, para Berlim. Porém, este plano ficou apenas no papel.  

Em 1947, com o mundo se recuperando da guerra, Christian Dior decidiu abrir sua primeira Maison (casa de moda). Sua coleção foi baseada na rígida moda dos tempos de confronto.

Neste momento, a alta costura começou a ter regras e padrões

A primeira regra criada pela Câmara Sindical da Alta Costura diz que os modelos artesanais não podem ter nenhum tipo de costume a máquina.

Já a segunda regra é que cada Maison gera o emprego para o mínimo de vinte colaboradores especialistas em todas as área da costura. Por exemplo, vinte bordadeiras. 

A terceira regra exigia que as Maison devessem estar localizadas nas três avenidas mais conhecidas de Paris, sendo elas: Montaignes, Champs Elysées e Georges V.

A quarta regra exige que a Maison deve ter o mínimo de cinco andares e deve estar  próximo a um local em que desfiles são realizados.

A quinta regra aponta que a Maison deve ter ao mínimo uma coleção com 25 modelos originais para o dia e para a noite.

A sexta regra permite que os clientes possam solicitar modelos por encomenda e sob medida.

A sétima regra é garantir a exclusividade máxima de determinados modelos, isso significa que duas clientes podem possuir o mesmo modelo de roupas sendo que de localidades diferentes e ainda melhor  se forem de continentes diferentes.

A oitava regra é a legitimação dos preços e do luxo oferecido pela marca.

As regras valem até os dias atuais para a alta costura francesa. Não por acaso, Paris continua sendo uma das cidades mais famosas do mundo quando o assunto é moda.

Você se interessa por moda? Gostou de conhecer um pouco da história de como a costura iniciou e como o mundo da moda começou a se formar? Então não deixe de continuar acompanhando nosso blog. Aqui você também confere dicas fundamentais para conseguir costurar com mais facilidade e se inspirar para novas criações.